Hospital de Planaltina vai ganhar Unidade de Tratamento Intensivo

Edital de licitação para as obras de ampliação está previsto para os próximos dias. Investimento será de mais de 1 milhão

Hospital de Planaltina vai ganhar Unidade de Tratamento Intensivo

Boa notícia para a comunidade planaltinense: o Hospital Regional de Planaltina (HRP) será reformado e ampliado em 831,30 m². As obras vão abranger a radiologia, a subestação de energia, os laboratórios, o bloco de apoio e a criação da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Os investimentos serão de mais de R$ 1 milhão.

831,30 m²Total da ampliação do hospital

A decisão foi anunciada em uma reunião na Novacap da qual participaram o presidente da companhia, Fernando Leite; o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, e o deputado distrital Cláudio Abrantes, líder do governo.

“No governo Ibaneis Rocha, as promessas são atendidas e a Novacap está comprometida com essa determinação do governador”, afirmou Fernando Leite, durante o encontro. “A ampliação do Hospital Regional de Planaltina é prioridade absoluta para nós.”

“A ampliação do Hospital Regional de Planaltina é prioridade absoluta para nós”Fernando Leite, presidente da Novacap

O cronograma prevê a reforma da unidade de radiologia, com redistribuição de salas, adequação do fluxo interno de circulação, acessibilidade e ampliação do espaço. No total, a área reformada abrangerá 420,53 m². O edital será publicado ainda este mês.

Expansão

Já as obras de ampliação do Bloco de Apoio Diagnóstico contemplarão o pavimento abaixo da maternidade, local que será destinado à criação do laboratório de patologia clínica e da Agência Transfusional, para o atendimento diário de mais de 400 pacientes hematológicos. A publicação desse edital será feita até março de 2021.

Além das reformas, será construído o Bloco Auxiliar, composto por três pavimentos. O espaço ampliará a capacidade de atendimento do hospital e incluirá a implantação de UTI, áreas para internação adulta, pediátrica, diálise, odontologia, assistência social, fisioterapia, fonoaudiologia, vacinação e vigilância epidemiológica, além de salas administrativas.

Atendimento

Também serão prestados atendimentos eletivos, de saúde da família em regime ambulatorial e de hospital dia, bem como assistência em regime de internação, de apoio ao diagnóstico, terapias e serviços de apoio administrativo. A área de construção totalizará 4.106,92 m², e o edital da licitação será publicado em abril de 2021.

“Todo esse conjunto de obras para o Hospital de Planaltina faz parte da orientação que recebemos do governador Ibaneis para que a população daquela região tenha um atendimento melhor e mais humanizado”, destacou Osnei Okumoto.

“Todo esse conjunto de obras para o Hospital de Planaltina faz parte da orientação que recebemos do governador Ibaneis para que a população daquela região tenha um atendimento melhor e mais humanizado”Osnei Okumoto, secretário de Saúde

Como parte dos investimentos, a subestação de energia elétrica também passará por reestruturação. A readequação da eficiência energética é necessária para suportar as cargas que virão da nova estrutura e garantir o funcionamento adequado dos equipamentos.

“Mais que um sonho, a reforma e a ampliação do Hospital de Planaltina, em especial a construção da UTI, são uma necessidade da nossa cidade e uma luta nossa que, enfim, caminha para o tão esperado desfecho”, declarou Cláudio Abrantes.

Lavanderia

No primeiro semestre deste ano, a lavanderia industrial do Hospital Regional de Planaltina ganhou a primeira e grande reforma depois de 20 anos de inauguração da unidade. Com as alterações, foi possível dobrar a quantidade de roupas lavadas no local, passando da média diária de 350 kg para 650 kg. Além da estrutura, também foram instalados equipamentos novos, num investimento de mais de R$ 150 mil. As obras já estão concluídas e a lavanderia funciona normalmente.

* Com informações da Novacap